Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Alimentação Saudável

Muitos componentes da alimentação são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação.


O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de doenças. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, por exemplo, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados.


A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência. As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede
do intestino grosso.

 

10 Passos para ter uma Alimentação Saudável

 

• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.

• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

• Faça pelo menos três refeições (café-da- manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

LEMBRE-SE: Você é o que você come!
 

Fonte: Ministério da Saúde

Os acidentes que acontecem mais frequentemente em casa são queimaduras, sangramentos do nariz, intoxicação, cortes, choque elétrico, quedas, asfixia e mordidas. Por isso, veja como agir diante de cada tipo de acidente e o que fazer para evitá-los:

Queimaduras

As queimaduras podem surgir devido à exposição prolongada ao sol ou a fontes de calor, como fogo ou água fervente, por exemplo, e o que se deve fazer inclui:

  1. Colocar a região afetada debaixo de água fria por 15 minutos, no caso de objetos quentes, ou aplicar creme de babosa, no caso de queimadura solar;

  2. Evitar esfregar qualquer tipo de produto, como manteiga ou óleo;

  3. Não furar as bolhas que podem surgir na pele queimada.

 

 

Sangramento pelo Nariz

O sangramento pelo nariz normalmente não é uma situação grave, podendo ser causado quando se assoa o nariz com muita força, quando se cutuca o nariz ou quando se sofre uma pancada, por exemplo.

Para parar o sangramento deve-se:

  1. Sentar e inclinar a cabeça para a frente;

  2. Apertar as narinas com o polegar e indicador durante pelo menos 10 minutos;

  3. Após parar o sangramento, limpar o nariz e a boca, sem fazer pressão, utilizando uma compressa ou pano molhado com água morna;

  4. Não assoar o nariz durante pelo menos 4 horas após o nariz sangrar.

 

 

Intoxicação ou Envenenamento

A intoxicação é mais frequente em crianças devido à ingestão acidental de medicamentos ou produtos de limpeza que estão ao seu alcance. Nestes casos, o que se deve fazer imediatamente é:

  1. Chamar ajuda médica, ligando o 192;

  2. Identificar a fonte do envenenamento;

  3. Manter a vítima calma até a chegada da ajuda médica.

 

 

Choque Elétrico

Os choques elétricos são mais frequentes em crianças devido à falta de proteção nas tomadas da parede de casa, no entanto, também podem acontecer ao utilizar um aparelho doméstico em mau estado, por exemplo. O que se deve fazer nestes casos é:

  1. Desligar o quadro geral de energia;

  2. Afastar a vítima da fonte elétrica utilizando objetos de madeira, plástico ou borracha;

  3. Deitar a vítima para evitar quedas e fraturas após o choque elétrico;

  4. Chamar uma ambulância, ligando para o 192.

 

 

Mordidas de Animais

As mordidas ou picadas podem ser provocadas por vários tipos de animal, como cão, abelha, cobra, aranha ou formiga e, por isso, o tratamento pode variar. No entanto, os primeiros socorros para mordidas são:

  1. Chamar ajuda médica, ligando para o 192;

  2. Deitar a vítima e manter a região afetada abaixo do nível do coração;

  3. Lavar a região da mordida com água e sabão;

  4. Evitar fazer torniquete, sugar o veneno ou espremer o local da mordida.

 

 

Descargas Atmosféricas - Risco de Raios

 

RAIO é uma descarga elétrica muito intensa, que ocorre em certos tipos de nuvens e pode atingir o solo, causando prejuízos e ferindo pessoas.

A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é ínfima: apenas uma em um milhão. Em 30% dos casos, as vítimas morrem por parada cardíaca ou respiratória. Os 70% restantes costumam sofrer sequelas, como perda de memória e diminuição da capacidade de concentração

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

Como se prevenir

A principal recomendação para evitar acidentes com raios é não sair de casa durante as tempestades. 

Não segurar objetos metálicos longos, como vara de pescar, etc.;

Não ficar próximo de árvores, cercas, trilhos, postes e linhas de energia elétrica, (que atraem os raios);

Não permanecer no topo de morros ou cordilheiras;

Não dirigir ou se abrigar em veículos sem capota, como tratores (alguns), motocicletas e bicicletas;

Não usar equipamentos elétricos ou o telefone.

Cuidados Gerais - Pedestres

 

No trânsito da cidade as pessoas cumprem diversos papéis como cidadãos. Quando estão dentro de um veículo - seja um carro, ônibus, moto ou bicicleta - são motoristas ou passageiros e devem comportar-se com segurança, dirigindo com atenção, usando capacete ou cinto de segurança nos bancos da frente e traseiros. Quando estão caminhando, são pedestres e também devem ser responsáveis e cuidadosos no trânsito.

O pedestre deve cuidar da sua segurança e andar com muita atenção, pois não possui acessórios ou equipamentos de proteção contra as situações de risco que enfrenta no dia a dia do trânsito. Por isso é muito importante seguir algumas regras de comportamento, como respeitar as placas, faixas e sinalizações, para prevenir acidentes.

Ver e ser visto

Esta é a principal regra para os pedestres. Estar atento ao movimento dos veículos e certificar-se de que também foi visto pelos motoristas. É preciso fazer contato visual com o condutor para certificar-se que ele identificou a sua presença.

 

Caminhando


- Ande sempre pela calçada e afastado da rua;
- Em estradas ou vias sem calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros para poder ver e ser visto;
- Sempre que estiver carregando sacolas, procure deixá-las para o lado oposto ao da rua;
- Quando acompanhado de mais pessoas, ande em fila única;
- Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo;
- Não saia correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas. O pedestre deve estar sempre atento para poder parar a qualquer momento.

 

Atravessando Ruas

- Não ultrapasse correndo;
- Durante a travessia, nunca volte para buscar objetos caídos no chão;
- Atravesse a rua sempre pela faixa de travessia;
- Ao atravessar na faixa, caminhe pelo lado direito. Se todos andarem ordenados, o fluxo melhora;
- Atravesse sempre em linha reta: é o caminho mais rápido até o outro lado da rua;
- Olhe para os dois lados, 2, 3 ou mais vezes, até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima e deixe claro a intenção de atravessar;
- Obedeça a sinalização. Nos cruzamentos em que existem semáforos para pedestres, só atravesse a rua quando estes estiverem abertos;
- Em vias de grande movimento ou de alta velocidade, utilize as passarelas, sempre que disponível;
- Ao passar pelas Lombadas Eletrônicas, os veículos reduzem a velocidade, por isso sempre atravesse a rua próximo ao equipamento ou na faixa de segurança dele;
- Ao desembarcar de um veículo saia pelo lado da calçada e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia. Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas o vejam.

Toda manhã ao levantar-se , confie, acredite e deseje que o dia seja pior do que o amanhã, e melhor do que o ontem desfrute-o como se não fosse existir outros dias.

Que o combustível de sua vida sejam as pessoas que você ama, e que te amam também, que possa manter o foco no seu objetivo mantendo-se firme e disposto a encarar qualquer tipo de tempestade. É como dizem alguns escritores… Não importa a cor do céu quem faz o dia bonito é você!

Algumas dicas para o dia são valiosas então reflita sobre elas:

• Acredite que o seu dia será perfeito;

•  Dê um beijo no seu esposo, filho, pai, mãe, enfim quem estiver por perto de você e diga o quanto os ama;

•  Deseje bom dia para as pessoas, mesmo aquelas que você não conhece, pois despertará nestas pessoas um sentimento que talvez nunca existiu ou uma pequena atenção que mudará completamente o seu dia e com certeza o dia dela;

•  Seja cordial com as pessoas, use e abuse das palavras mágicas como, com licença, por favor e obrigado; 

•  Um sorriso estampado no rosto deixará você mais radiante e tem a possibilidade de contagiar as pessoas que fazem parte do seu dia a dia;

•  Evite palavras negativas, elas contaminam sua mente, sobrecarregam seu coração, podem causar doenças inesperadas e, com certeza, alguém pode chateá-lo imensamente durante uma resposta não esperada;

•  Atitudes como parar o carro diante de uma faixa de pedestre, auxiliar uma mãe com uma criança na agência bancária, levantar alguém que tropeçou e caiu na calçada, fornecer uma refeição para alguém que nos solicitou, não nos custa nada, apenas  enriquece nosso ego e para quem recebe a ajuda é tudo naquele momento;

•  Seja disposto e procure ser disponível sempre;

•  Nunca pense que você é melhor que alguém, pois apenas se difere de alguém, e cada um de nós possuímos prioridades, mas todos temos motivos e objetivos, então respeite cada pessoa;

• Procure entender que na vida de algumas pessoas você é tudo e não menospreze quando elas falam que você é importante… acredite;

•  Dê valor para uma conversa informal, não importa o assunto, pois temos necessidade de falar o que nos incomoda e por vezes não sabemos por onde começar ou que direção tomar.

•  Quando alguém precisar compartilhar algo, escute será importante, pode não ser para você, mas para quem expressou foi tudo;

•  É muito importante quando o sentimento de raiva e fúria tomar conta de você, pare, inspire e conte até dez, depois pense em responder ou agir;

•  Quando estiver muito atarefado, ficar perdido, não saber por onde começar, inspire profundamente e concentre-se nas prioridades;

• Lembre-se sempre, trate as pessoas como você gostaria que lhes tratasse;

•  Cuide, zele pela vida de seus clientes como se fosse um membro de sua família;

•  O ambiente do seu trabalho é um reflexo de suas ações, torne-o prazeroso;

•  Colabore com seus colegas, eles dão continuidade ao que você iniciou, é como se você plantasse um jardim, caso seu colega da próxima jornada não molhar ou cultivar nunca existirá flores e pode ser que cresça algumas ervas daninhas;

•  Jamais esqueça  que você faz a diferença na vida de algumas pessoas, outras dependem de você e principalmente quando uma doença atinge a pessoa ela confia cegamente em você;

•  Por mais que um abraço dure apenas uns três segundos, dê mais valor para ele, pois nesta fração de segundos poderá fornecer um pouco de energia para alguém, e muitas vezes acalmar um coração aflito;

•  Lembre-se que toda manhã você tem uma página em branco então pinte, borde,  escreva, desenhe o seu arco-íris;

•  Cuide o tom de sua voz quando falar com alguém, também selecione as palavras pois, pode ser que para os ouvidos de alguém cause algum incômodo ou destruição;

•  Ás vezes nós profissionais temos uma enorme vontade de desistir de tudo e precisamos ser motivados todos os dias, então comece por você,  motivando alguém que esta ao seu lado.

 

Em um pequeno texto dedicado e motivando alguém eu disse....

        

Que sejamos apenas árvores não importa estrutura, beleza ou tamanho, sejamos apenas fortes o suficiente para suportar qualquer tempestade, que possamos florescer todos os dias, um ao lado do outro, que os frutos produzidos sejam saudáveis e valiosos, propiciando grandes momentos prazerosos. Que quando o outono chegar,  não ficamos entristecidos devido estarmos desprovidos das folhas, que possamos permanecer ali dia após dia como a mais bela postura adquirido com o tempo, até que folha por folha ganhamos nova forma. Que possamos ter sempre alguém que nos regue todos os dias, uma vida inteira, adube com boas conversas, risadas e uma bela companhia para que as raízes se tornem firmes o suficiente permanecendo ali por muitos anos. E se esta árvore em algum momento enfraquecer por causa de tempestades ou até mesmo ervas daninhas, pois seja ao mínimo sensível para perceber que existem várias outras árvores junto com você formando  uma  imensa floresta.

Vamos reduzir a produção de lixo e cuidar do nosso meio ambiente?

 

O Brasil produz hoje 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. O mais grave é que, 31,9% desse lixo poderia ser reciclado e transformado em dinheiro. Por enquanto, só 3% dos resíduos sólidos são reciclados no país.


Para quem quiser fazer a sua parte, diminuindo a geração de lixo doméstico, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente dá algumas dicas:

1 - Planeje bem suas as compras. Compre a quantidade de alimento necessária para o consumo, observe a data de vencimento, cozinhe o que será consumido. Isso evita o desperdício e reduz a geração de resíduos;


2 - Utilize a impressora apenas quando for necessário e use os dois lados do papel;


3 - Na medida do possível, substitua os copos descartáveis; que tal usar uma xícara para o café e uma garrafinha para a água;


4 - Escolha produtos com menos embalagens. Prefira produtos a granel para evitar potes e recipientes desnecessários. Evite produtos embalados individualmente, pois produzem mais resíduos. Compre produtos não descartáveis e que possuam refil; 


5 - Dê preferência às embalagens retornáveis. “Quando jogamos alguma coisa fora, não estamos nos livrando de um pequeno resíduo, mas aumentando o problema da poluição”, alerta o secretário. Utilize embalagens de bebidas retornáveis, assim evitará que uma quantidade de lixo seja gerada desnecessariamente;


6 - Prefira sacolas retornáveis para carregar suas compras, evitando as embalagens plásticas descartáveis;


7 - Boa parte das embalagens e outros produtos que se adquire podem ser reutilizados para fins úteis, transformando-se em potes para guardar mantimentos, decoração e embalagens de presente. Basta usar a criatividade;


8 - Roupas e sapatos em bom estado podem ser doados ou reutilizados, modificando sua aparência ou finalidade; 


9 - Busque alternativas para reduzir o peso de seu lixo. Retirar o líquido presente nas embalagens é fundamental, pois boa parte do resíduo recolhido pelos caminhões é água. As cascas de alimentos e o pó de café, por exemplo, podem ser reutilizados como adubo para vasos e jardins;


10 - Outra dica para reduzir o volume do lixo doméstico é preferir embalagens que possam ser compactadas. Desmontar caixas longa vida e de papelão e comprimir as embalagens sempre que possível é uma maneira de aumentar a capacidade de cada caminhão. Muitas vezes, um caminhão de coleta que pode comportar seis toneladas, carrega apenas três toneladas;


11 - Apenas plásticos, vidros, metais e papéis devem ser descartados no Lixo que não é Lixo. É importante que estes resíduos sejam colocados para coleta no dia certo em que o caminhão passa naquela região. Caso contrário, será recolhido pela coleta de lixo orgânico, inutilizando o trabalho de separação;

12. Faça compostagem. Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito. 

 

Quer saber mais dicas para economizar energia e ajudar a cuidar do meio ambiente? Acesse: https://goo.gl/e7bu5t
 

ALIMENTAÇÃO

SAUDÁVEL

DIA 06/11/2017

PREVENÇÃO DE

ACIDENTES

DIA 07/11/2017

HUMANIZAÇÃO

E MOTIVAÇÃO

DIA 08/11/2017

 
 
 

MEIO

AMBIENTE

DIA 09/11/2017

RELAÇÕES

SOCIAIS

DIA 10/11/2017