PET/CT

Tomografia por Emissão de Pósitrons

/ Tomografia Computadorizada

O QUE É?

Tomografia por Emissão de Pósitrons/Tomografia Computadorizada. É uma revolucionária técnica de Diagnóstico por Imagem que além de mostrar imagens da anatomia do corpo humano, avalia alterações metabólicas do organismo. Como estas alterações ocorrem antes das alterações anatômicas, o PET/CT pode ser a chave para o diagnóstico precoce do câncer, metástase e de doenças neurológicas, como o Alzheimer, outra função importante desse equipamento é avaliar a efetividade do Tratamento Oncológico.

QUEM PODE SOLICITAR O EXAME?

 A solicitação deve ser feita mediante pedido de um Médico. 

VERDADES SOBRE O PET/CT

Este equipamento poupa tempo dos pacientes e dos médicos, é seguro, eficaz e não é invasivo. Mostra todos os órgãos e sistemas num único exame, indicando se o câncer está ou não disseminado.
O PET/CT mostra progressão da doença e avalia a resposta ao tratamento, pode eliminar a necessidade de outros exames e procedimentos cirúrgicos diagnósticos, além de reduzir significativamente custos e desconforto ao paciente.

USO NA ONCOLOGIA

• Verificar se o tumor está presente • Onde está o tumor • Se o tratamento do tumor está sendo eficaz • Se o câncer está sendo disseminado • A agressividade do tumor • A presença de recorrência tumoral.

DURAÇÃO DO EXAME

De 3 a 4 horas, sendo 10 a 20 minutos no aparelho, e o restante do tempo para procedimentos preparatórios. Imagens complementares do mesmo exame podem ser solicitadas pelo médico.

© 1993 - 2019 - CEONC Centro de Oncologia de Cascavel